Mercedes-Benz atualiza GLA na linha 2018
Destaque fica por conta de visual e mais tecnologia embarcada
O Mercedes-Benz já está comercializando a linha 2018 do seu crossover GLA. Derivado da plataforma de carros compactos da marca (NGCC) de onde saem também Classe A e B e CLA, o GLA busca trazer um visual de SUV, com suspensão mais elevada, desenho de carroceria mais volumoso e agora um visual mais parrudo e moderno.
Na posição de segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no Brasil, o GLA (que foi lançado no Brasil em 2014) conquistou clientes por sua flexibilidade, graças a sua melhor mobilidade em ambientes urbanos com condições difíceis de rodagem, aliado a uma dirigibilidade muito próxima de um carro compacto e ágil. O GLA 2018 recebeu atualizações no design interior e exterior, além de mudanças na configuração.
Novo visual
O novo GLA teve suas características de estilo reforçadas por uma nova grade do radiador, com aberturas retangulares ao longo das duas barras horizontais (elementos inspirados no GLS, o maior SUV da marca). Outra mudança é o novo para-choque dianteiro, com novas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior.
Na traseira, o para-choque conta agora com vincos mais fundos e é finalizado com um protetor mais destacado. O conjunto traseiro ganhou também lanternas com tecnologia Stardust, derivada do Classe E.
Mudança na suspensão
Para adequar melhor a linha 2018, a versão GLA 250 Sport ganhou a suspensão “off-road” (ou ligeiramente mais alta), que já equipava os modelos 200. Assim, a GLA 250 Sport está 3 cm mais alta, o que aumenta a capacidade de circulação em terrenos irregulares. Também como novidades, tem-se as rodas de liga leve com novo desenho nas versões Advance e Enduro.
Novos faróis e lanternas
Essa é outra atualização da linha 2018 do GLA. Os anteriores faróis bi-xenônio foram substituídos por faróis com tecnologia Full LED a partir da versão Advance. A principal vantagem é a temperatura de cor similar à da luz do dia, que entrega melhor iluminação à noite.
O consumo de energia também é menor: cerca de 60% menos que nos faróis de xenônio e aproximadamente 70% menos que com lâmpadas alógenas.
Na traseira do novo GLA são usadas lanternas LED High Performance com função multinível e tecnologia Stardust, derivada do Classe E. Agora, as luzes de freios e piscas são controlados em três níveis: brilho total durante o dia, um nível intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à noite, visando não incomodar outros usuários. Com essa função multinível, o GLA proporciona automaticamente o grau correto de brilho para todas as condições de iluminação e clima em todas as situações de tráfego. O controle das luzes é especialmente agradável para os outros motoristas nas paradas em semáforos ou em situações de engarrafamento, onde eles irão ter à frente luzes de freio e sinalização direcional não ofuscantes.
Sistemas de apoio à condução
A família GLA vem com direção de assistência elétrica. Ela permite a incorporação de várias funções de assistência. Uma delas é o auxílio do ESP (controle de estabilidade), que atua com o contra-esterço quando o veículo sai de traseira. O ESP CURVE DYNAMIC ASSIST entrega mais estabilidade e melhor dirigibilidade em curvas por meio de leves frenagens nas rodas de dentro da curva.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior conforto.
A primeira é a função Hold, que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio. O veículo é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o veículo recue antes de arrancar.
O GLA oferece também de série os sistemas ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (PRIMING), que prepara o sistema para frenagens extremas e secagem automática dos discos de freios em caso de chuva.
Auxílio no estacionamento
Para maior comodidade do condutor, a partir da versão Advance todos eles contam com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade do usuário operar o volante. Basta atuar no acelerador e freio.
Segurança passiva
Ainda em termos de segurança, o Mercedes-Benz GLA é equipado com 7 airbags. Ao todo são 2 airbags dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiro (dianteiro e traseiro) e 1 airbag de joelho para motorista.
Integração de smartphone
Todas as versões a partir do GLA 200 ff Advance são equipadas com sistema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Diversas funções selecionadas podem ser operadas pelos controles do veículo, permitindo sua utilização segura mesmo em movimento. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.
Versões 2018
A linha GLA é oferecida no Brasil em cinco versões:
São três com motor 1,6 litro turbo de 156 cv (GLA 200 ff Style, GLA 200 ff Advance e GLA 200 ff Enduro); e uma com motor 2,0 litros de 211 cv (GLA 250 Sport). Essas versões estão sempre equipadas com câmbio de dupla embreagem de sete marchas, que a Mercedes batiza de 7G-DCT.
Com o motor 1.6 litro turbo flex associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, são 156 cv de potência a 5.300 rpm e 25,5 kgfm de torque desde 1.200 rotações. Com este conjunto, o GLA leva 8,1 segundos para chegar aos 100 km/h, e atinge máxima de 215 km/h. Já o GLA 250 Sport é equipado com o 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, também acoplado ao câmbio DCT. O 0 a 100 km/h baixa para 6,6 segundos e a máxima sobe a 235 km/h.
Existe ainda a versão de alta performance, o Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC (com tração integral sob demanda). Essa vem equipada com o motor na configuração de 4 cilindros em linha, mais potente do mundo. Ele entrega agora impressionantes 381 cv de potência máxima, e está associado a um câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades. Usando a tecnologia robotizada de dupla embreagem, esse câmbio traz uma série de melhorias e evoluções para suportar o elevado desempenho do modelo. A melhoria em desempenho aparece no 45 AMG. O motor saltou de 360 cv para 381 cv de força e gera um torque viril de 48,4 kgfm desde 2.250 giros, fazendo o crossover acelerar até os 100 km/h em só 4,4 segundos, com máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O GLA traz de série também a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo é imobilizado, reduzindo drasticamente o consumo e as emissões nas grandes cidades, onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são frequentes.
Equipamentos por versão
O GLA 200 Style ganhou rodas de liga leve de 18 polegadas com novo desenho. O interior conta com acabamento do painel em black-matrix e um novo design para os bancos. O cliente tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com ARTICO: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto, oferecida pela primeira vez para o GLA. Ele
vem equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20 e pneus run-flat.
O GLA 200 Advance recebeu novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e faróis full LED. O painel ganhou novo acabamento em alumínio escovado. Os bancos com encosto de cabeça integrado têm novo design. O assento do motorista traz controles elétricos com memória. O acabamento interno é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto.
A versão 200 Enduro tem painel superior com acabamento em ARTICO e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.
O GLA 250 Sport vem com a suspensão 3 cm mais alta e rodas de liga leve de cinco raios de 19 polegadas. O exterior vem com o kit visual AMG. No interior, o painel tem acabamento em microfibra DINAMICA, mesmo material usado nos bancos em combinação com o ARTICO, ambos na cor preta. O veículo tem teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente também possui ajustes elétricos com memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos (antiofuscante no motorista), são rebatíveis eletricamente.
O novo GLA já está disponível na concessionária CB Motors, em Jundiaí,
com preços sugeridos de:
GLA 200 Style – R$ 158.900,00
GLA 200 Advance – R$ 175.900,00
GLA 200 Enduro – R$ 203.900,00
GLA 250 Sport – R$ 232.900,00
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC – R$ 359.900,00
A CB Motors fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 3837 – Jundiaí. Mais informações pelos telefones (11) 3395-4050 ou (11) 9432-97709. Para conhecer outras ofertas da CB Motors, clique AQUI.
Revista Comprecar
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