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Novo Lexus UX faz sua estreia mundial em Genebra

Novo Lexus UX faz sua estreia mundial em Genebra

Modelo estreia nova plataforma global GA-C da Lexus e um novo motor 2.0

Após os recentes lançamentos do cupê esportivo LC, do sedã LS e do SUV RX com três fileiras de bancos, a Lexus apresenta seu primeiro crossover compacto. Estreando no Salão de Genebra 2018, o UX apresenta principalmente novos motores mais eficientes.
 
O UX é o primeiro Lexus a utilizar a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact) da marca. A estrutura super-rígida e o centro de gravidade baixo ajudam o UX a entregar agilidade de condução e conforto exemplares.
 
O Lexus UX 2019 estará disponível em mercados internacionais em duas versões: o UX 200 traz um novo motor de 2.0L, com quatro cilindros, acoplado à inédita caixa CVT de Troca de Marchas Direta, enquanto o UX 250h combina o mesmo propulsor a gasolina de 2.0L com um novo sistema de acionamento híbrido de 4a geração. A nova tecnologia, que se relaciona com a navegação, permite que o UX 250h otimize a operação híbrida de maneira proativa, aprendendo com as rotas e hábitos do condutor e se adaptando a eles.
 
O modelo conta com dimensões compactas para o uso urbano. Sua distância entre eixos é de 2,63m enquanto o comprimento é de 4,49m. O seu diâmetro de giro de apenas 10,3m, também facilita muito a vida do motorista na hora de manobrar.
 
O UX estreia dois acabamentos internos que se conectam à tradição japonesa. Um elemento é um estofamento de couro opcional inspirado por sashiko, uma técnica de acolchoado japonesa tradicional que também é usada na confecção de uniformes de artes marciais de judô e kendo. Um padrão de perfuração derivado de curvas matemáticas e gradações em alinhamento perfeito dá aos assentos uma aparência especialmente contemporânea.
 
O painel de instrumentos do UX e o acabamento da cabine oferecem uma escolha de dois padrões e quatro cores diferentes. O acabamento em couro do UX é o mesmo utilizado nos modelos Lexus LC e no sedã LS.
 
O desempenho arrojado e a alta eficiência de combustível também são chamarizes do novo motor 2.0L de quatro cilindros e 170 cv do UX 200. Tecnologias avançadas, incluindo combustão de alta velocidade, injetores de combustível diretos, uma bomba de óleo com capacidade variável contínua, sistema de resfriamento variável e timing de válvulas inteligentes VVT-iE no lado de admissão conferem ao motor uma eficiência térmica máxima de cerca de 40% - um número excepcional para um motor de um veículo de passeio.
 
O primeiro câmbio CVT de Troca de Marchas Direta da Lexus estreia no UX 200 com o intuito de desempenhar um papel fundamental na condução do crossover. A nova transmissão combina o desempenho suave, com eficiência de combustível de uma transmissão convencional continuamente variável a uma sensação de condução mais direta. Um CVT convencional usa duas polias, conectadas por uma correia, que podem mudar seu raio perfeitamente e, assim, alterar a relação de transmissão efetiva, sem qualquer efeito de “degrau”. O novo câmbio CVT Lexus usa uma caixa de marcha adicional para arranque a partir de uma parada, dando ao UX uma sensação de aceleração mais rápida e linear. Como as engrenagens reduzem a necessidade de o mecanismo de polias e correia do CVT ser usado em baixas rotações, a propagação da relação do CVT pode ser dedicada ao maior alcance, maximizando a eficiência.
 
O novo UX também estará disponível na versão híbrida, na qual a potência combinada do motor à combustão e do elétrico são de 178 cv. O sistema híbrido possui uma unidade de controle de potência nova, compacta e leve, projetada para minimizar as perdas de energia através de calor e fricção. A localização da bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) e do sistema de resfriamento compacto embaixo do banco traseiro ajuda a maximizar o espaço da cabine e da área de carga, além da sua localização apoiar o baixo centro de gravidade do veículo.
 
Em relação à tração, o sistema E-Four fornece capacidade de tração integral ao UX 250h utilizando um motor elétrico adicional no eixo traseiro.
 
A distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro é otimizada automaticamente ao acelerar, fazer curvas ou dirigir em superfícies escorregadias. Quando uma perda de atrito é detectada na roda traseira, a energia direcionada para a traseira é aumentada para cerca de 80%, a velocidades de até 70 km/h, contribuindo para manter a estabilidade.
 
O UX 200 e o UX 250h terão sua produção iniciada no último trimestre deste ano, com vendas confirmadas para alguns mercados a partir de dezembro. Os preços serão anunciados em uma data mais próxima ao início de vendas.