Novo Polo entrega mais espaço do que parece
Plataforma MQB da Volkswagen permite melhor aproveitamento do interior
O Novo Polo que está chegando ao mercado brasileiro traz uma série de inovações. Construído sobre a plataforma Modular MQB da Volkswagen, o modelo representa um novo conceito de automóvel, que pretende revolucionar o segmento de compactos premium, com espaço e conforto disponíveis apenas em veículos de categoria superiores.
Para receber o Novo Polo, a Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento dos produtos e na modernização da Fábrica Anchieta. Parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil, até 2020, de R$ 7 bilhões, o aporte de R$ 2,6 bilhões contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças, qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no Brasil. O investimento na Fábrica Anchieta inclui a produção do Virtus, sedã programado para o primeiro trimestre de 2018, também desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB.
O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.
Nova Estrutura
O Novo Polo é um modelo global que chega ao mercado nacional com design dianteiro exclusivo. Suas proporções surpreendem, pois a distância entre-eixos, comprimento externo e largura cresceram em relação a geração anterior do próprio Polo. Apenas a altura continuou praticamente a mesma.
O resultado dessas mudanças, somado ao uso da plataforma MQB, permitiu criar um veículo muito eficiente no aproveitamento do espaço interno. Agora São 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Com a maior distância entre-eixos foi possível o deslocamento das rodas mais para as extremidades e, consequentemente, encurtar os balanços. Isso permite um perfil mais esportivo. São 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.
Em relação ao modelo anteriormente fabricado e vendido no Brasil, o Novo Polo ganhou em comprimento (167 mm), entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm), ficando 21 mm mais baixo. As bitolas estão maiores, agora de 1.524 mm na dianteira e 1.501 mm na traseira. O coeficiente de forma (Cw) é 0,333, tornando o Novo Polo uma referência em seu segmento.
Os detalhes fundamentais do modelo incluem sua longa linha de janelas laterais – o Novo Polo é o único Volkswagen que tem uma linha de janelas que termina em ascensão tanto à frente como atrás. A coluna “C”, em particular, que agora alcança mais à frente, torna o estilo do carro mais dinâmico nessa área.
Padrão de conforto de classes superiores
A estrutura especialmente rígida permite ao Novo Polo atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular (peças que sustentam o motor), o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo. A Estratégia Modular MQB também permite ao Novo Polo estabelecer novos padrões em sua classe com elevada rigidez torcional estática – o que beneficia diretamente o conforto e a dirigibilidade do carro.
O interior do Novo Polo foi desenvolvido por meio de estudos de funcionalidade. O resultado é percebido pelo desenho limpo do painel, pela anatomia dos bancos, adequada localização dos equipamentos e a facilidade de manuseio dos comandos.
O Novo Polo oferece amplo espaço na cabine. Sentados no banco traseiro, os passageiros têm espaço de sobra para pernas, cabeças e cotovelos. O acesso a bordo e facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas, o maior da categoria. Além disso, as portas dianteiras possuem três estágios de abertura.
O descanso de braço central (de série a partir da versão Comfortline) é ajustável longitudinalmente em 100 mm. Sob ele há um compartimento de 1,26 litro de capacidade. O porta-luvas tem 8 litros de capacidade e possui refrigeração (versão Highline). Nas portas dianteiras há nichos com capacidade para garrafas de 1,5 litro – as portas traseiras levam garrafas de 1 litro.
Com 300 litros de capacidade, o porta-malas do Novo Polo acomoda facilmente a bagagem de todos os passageiros. Esse volume pode ser ampliado para 1.071 litros, bastando para isso rebater o encosto do banco traseiro. O compartimento conta com luz de cortesia. A partir da versão Comfortline o banco traseiro é bipartido de série, o que permite abrigar objetos maiores e ainda deixar espaço para até dois ocupantes atrás.
Com todas essas evoluções, o Novo Polo consegue entregar um espaço interno mais eficiente que os principais concorrentes, como Fiat Argo, Hyundai HB20, Ford New Fiesta, Honda Fit entre outros.
Para mais informações do Novo Polo, acesse: www.tempoveiculos.com.br/volks-polo
Revista Comprecar
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