Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Porsche quer SUV elétrico com Mission E Cross Turismo

Porsche quer SUV elétrico com Mission E Cross Turismo

Trata-se de um veículo elétrico de alta performance, para um estilo de vida aventureiro

A apresentação do Mission E Cross Turismo da Porsche no Salão de Genebra é um estudo conceitual de um Cross Utility Vehicle (CUV) elétrico. Graças à tração nas quatro rodas, diferentes tipos de terrenos podem ser explorados com facilidade
 
O veículo conceito com 4,95 metros de comprimento estará pronto para ser carregado na rede de carga rápida de 800 volts, e também poderá ser carregado via indução através de uma estação de carga ou por um sistema Porsche de gerenciamento doméstico de energia. O Mission E Cross Turismo é uma continuação do estudo Mission E que a Porsche apresentou no Salão Internacional de Frankfurt em 2015.
 
Faróis Matrix LED representam outro destaque de estilo. As típicas luzes de condução diurna da Porsche com quatro pontos evoluíram, tornando-se estreitos elementos de vidro tridimensionais. Incrustradas em quatro aletas flutuantes, essas luzes também incluem o novo indicador de quatro pontos. Além disso, o veículo é beneficiado pelo facho alto de alta performance Porsche X-Sight.
 
A silhueta é marcada pela linha de teto esportiva que desce no sentido da traseira chamada "flyline" pelos designers da Porsche. Esse item reflete a traseira do Panamera Sport Turismo. Os amplos para-lamas e laterais com aspecto tridimensionais, com saídas de ar atrás das caixas de rodas dianteiras reforçam a personalidade crossover esportiva do veículo conceito que tem 1,99 metro de largura. Saias laterais diferenciadas com visual off-road e rodas de 20 polegadas com pneus 275/40 R 20 são alguns dos outros detalhes que definem o veículo.
 
O estudo é reconhecido imediatamente como um Porsche quando visto de trás. Além do defletor esportivo que flui junto ao teto, o veículo também apresenta uma faixa luminosa ocupando toda a sua largura. O logotipo da Porsche iluminado em branco tem letras de vidro e está incrustrado dentro de uma cobertura tridimensional com um grafismo lembrando um circuito. Quando o veículo está sendo carregado, a letra "E" da marca Porsche fica pulsando e as linhas do circuito também piscam, indicando o fluxo de energia do veículo.
 
Dois motores elétricos entregam potência equivalente a mais de 600 hp (ou 440 kW). Eles aceleram o Mission E Cross Turismo até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até 200 km/h em menos de 12 segundos. Múltiplas arrancadas sucessivas são possíveis sem perda de performance. A tração integral controlada sob demanda com o Porsche Torque Vectoring que distribui automaticamente o torque para as rodas individualmente, transfere a força para a pista.
 
A suspensão pneumática adaptativa permite um aumento de até 50 milímetros na distância do solo. O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC - controle dinâmico do chassi) é outro item disponível a bordo. O sistema proporciona estabilização de rolagem ativa e evita a inclinação lateral do veículo nas curvas. Ele também diminui a instabilidade lateral em terrenos acidentados.
 
Carga rápida e sem esforço
 
A arquitetura de 800 volts do veículo garante que a bateria de íons de lítio seja carregada para um alcance de aproximadamente 400 quilômetros (com base no NEDC - ciclo europeu de avaliação de consumo) em cerca de 15 minutos. O veículo conceito permite carregamento de bateria flexível tanto em viagem quanto em casa e é compatível com a rede de carga rápida que está sendo estabelecida nas estradas europeias como parte da joint venture IONITY. No local de trabalho, o Mission E Cross Turismo pode ser carregado através de tecnologia de indução e, em casa, tanto uma estação de carga como o sistema Porsche de gerenciamento doméstico de energia podem ser usados para recarregar a bateria. Esta última opção pode ser combinada com o sistema fotovoltaico da própria residência, para recarregar usando energia solar.