Toyota inaugura Centro de Visitas em São Bernardo do Campo (SP)
A partir de janeiro de 2018 o programa será aberto ao público geral
A Toyota celebrou a conclusão da terceira etapa do projeto de revitalização de sua planta localizada no município de São Bernardo do Campo (SP), com a cerimônia que marcou a inauguração do Centro de Visitas da montadora. A unidade do ABC Paulista, primeira fábrica da companhia construída fora do Japão, com operações iniciadas em 1962, foi o local escolhido para sediar um dos Centros de Visitas mais tecnológicos da empresa em todo o mundo.
A abertura do novo Centro de Visitas, concebido para oferecer aos participantes uma experiência de imersão ao universo Toyota, além de abrir as portas da empresa para os mais diversos públicos da região do ABC e do Brasil, recebeu investimento de R$ 5 milhões e é um marco na história da fabricante, que já havia trazido a sede administrativa para São Bernardo e criado o Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina nesta planta.
Em um espaço de 750 m2, o Centro de Visitas da Toyota levará os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.
No Centro de Visitas, as pessoas poderão aprender sobre a história da Toyota, desde seu surgimento no Japão, sua chegada ao Brasil, sem esquecer os grandes marcos da empresa nesses 59 anos no País, e chegando aos dias atuais, por meio de uma linha do tempo interativa.
O espaço de exposição conta também com unidades comemorativas dos veículos produzidos pela montadora. O último Bandeirante, produzido em 2001, ano em que o modelo foi descontinuado, é uma das estrelas do local. Modelos como Corolla e Etios, atualmente em produção no País, também compõem a exposição, apoiados por painéis que ilustram as fábricas onde são produzidos. O motor do Etios, fabricado na unidade de Porto Feliz, SP, inaugurada em 2016, também é uma das estrelas do espaço. A Lexus, marca de luxo da montadora, também está representada no Centro de Visitas.
A unidade que por mais de quatro décadas fabricou o jipe Bandeirante, hoje hospeda um dos Centros de Visitas mais tecnológicos do Brasil, contando com maquetes que reproduzem uma das linhas de produção da companhia, permitindo que os visitantes vivenciem a experiência de montar um veículo da marca de forma totalmente interativa. Conceitos do TPS - Sistema Toyota de Produção - também são explorados no espaço, por meio de jogos lúdicos que ensinam seus principais pilares.
Uma área com cinco telas interativas contextualiza a posição da montadora no mundo, destacando a produção dos carros da marca em 29 países e venda em mais de 170. Conceitos do Toyota Way, filosofia aplicada pela empresa, e estudos sobre mobilidade urbana também poderão ser explorados pelos visitantes.
O futuro da empresa também é apresentado no Centro de Visitas que expõe, por meio de uma imponente estrutura arquitetônica, o Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo, totalmente desmontado, permitindo aos visitantes conhecer em detalhes a tecnologia que une motor elétrico e a combustão e seus benefícios. Compondo esse mesmo espaço, jogos interativos simulam percursos urbanos, levando os visitantes a uma atmosfera futurista a bordo do Mirai, veículo da montadora movido a hidrogênio que libera somente vapor d’água pelo escapamento, além de um comparativo de emissões entre veículos com diferentes motorizações.
Programa de Visitas
A inauguração do Centro de Visitas da Toyota chega para complementar o programa de visitas da empresa, que já ocorre na unidade de Sorocaba, SP, e insere a montadora no programa de turismo industrial da cidade de São Bernardo do Campo. Denominada Ecofactory, a unidade do interior de SP, que desde 2012 produz o compacto Etios, é a sede para visitas com foco em questões ambientais. A fábrica da montadora no ABC Paulista, com a abertura do Centro de Visitas, se prepara para dividir com os participantes uma experiência institucional adquirida nos quase 60 anos de atuação no País.
Nos próximos meses, as visitas se concentrarão a públicos específicos, como colaboradores e seus familiares, universidades, sindicato e membros das prefeituras da região e, a partir de janeiro de 2018, o Programa de Visitas estará aberto ao público em geral. As visitas poderão ser agendadas no site da montadora (www.toyotadobrasil.com.br) acessando o link do Programa de Visitas.
Revista Comprecar
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro