Volkswagen revela primeiras linhas do Novo Polo
Modelo terá frente exclusiva no mercado brasileiro
O Novo Polo é um marco para a Volkswagen porque será o primeiro carro global da Volkswagen a utilizar a plataforma modular MQB a ser produzido em grande escala no Brasil (o Golf foi o primeiro, mas possui um volume de produção pequeno).
Embora seja global, o modelo chegará ao mercado nacional terá design frontal exclusivo, inspirado em pesquisas com clientes brasileiros e com foco na regionalização dos produtos Volkswagen. O design teve como referência o estilo do Volkswagen Arteon e dá ao Novo Polo nacional uma identidade visual diferenciada.
O Novo Polo produzido na fábrica Anchieta tem visualmente uma “boca” maior do que a do modelo europeu. O modelo também ganhou nova assinatura das luzes de condução diurna em LED – ao lado dos faróis de neblina.
A sexta geração do Polo é a maior da história, com melhor aproveitamento de espaço. A distância entre-eixos, comprimento externo e largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma.
O interior não segue mais o visual orientado verticalmente do painel das outras gerações do Polo, agora segue uma arquitetura horizontal. O sistema de infotainment agora está muito mais acima do que antes, para poder ficar na linha direta de visão do motorista. Com isso as saídas de ar centrais foram deslocadas para baixo. O painel horizontal é levemente inclinado para o motorista no centro.
Segurança
O Novo Polo será equipado de série, em todas as versões, com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.
Lembrando que a proteção adequada só é atingida quando os ocupantes estão com os bancos na posição correta usando o cinto de segurança
A estrutura MQB é responsável pela expressiva redução de peso e aumento da segurança do Novo Polo. A estrutura da carroceria é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga.
A estrutura do assoalho, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão.
No interior – nos bancos dianteiros e traseiro, sistemas de fixação do painel e do ar-condicionado – há reduções significativas de peso. Componentes elétricos têm melhorias específicas e ficaram mais leves também.
Reforços adicionais, nas partes superior e inferior das portas, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de colisões laterais.
A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.
Todas as versões do Novo Polo terão de série o Controle de Tração. Já nas versões TSI, o Novo Polo será equipado com Controle eletrônico de estabilidade. O ESC será opcional para as demais motorizações do Novo Polo.
O controle eletrônico de estabilidade engloba também o controle de assistência de partida em rampa, o bloqueio eletrônico do diferencial e monitoramento da pressão dos pneus. Um item de destaque é o BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio) que identifica situações de discos de freio molhados, em condições de chuva. O sistema de freios trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível. O sistema atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado. Essa tecnologia, até então apenas presente em carros de luxo, garante ao Novo Polo muito mais segurança e precisão nas frenagens.
Conforto
A estrutura especialmente rígida permite ao Novo Polo atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular, o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo.
A Estratégia Modular MQB também permite ao Novo Polo estabelecer novos padrões em sua classe com elevada rigidez torcional estática – o que beneficia diretamente o conforto e a dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do Novo Polo é também excelente, o que traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.
Revista Comprecar
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