Volvo apresenta oficialmente o novo XC60 no mercado brasileiro
Em sua segunda geração, SUV médio foi totalmente reformulado e incorpora muita tecnologia
Oito anos depois da chegada da primeira geração, com mais de 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo, a Volvo apresenta agora a segunda geração do SUV XC60, que ao mercado em três versões de acabamento: Momentum, Inscription e R-Design. Cabe destacar que o XC60 é o veículo mais vendido da Volvo também no Brasil, com 18 mil unidades comercializadas. Assim, o novo XC60 tem a missão de assumir a liderança de vendas na categoria, e segue a esteira de estilo, design e tecnologia já vista no XC90.
A Volvo desenvolveu a segunda geração do XC60 sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos carros da série 90 (XC90, S90 e V90). Essa versatilidade permitiu reunir na XC60 um design atual, interior amplo, e recursos realmente avançados de segurança, que deixam o novo XC60 num patamar de superioridade em à seus concorrentes diretos.
Nova identidade visual da marca
O novo XC60 segue o mais recente design escandinavo, iniciado no XC90. A personalidade do SUV é expressada por mais avançado sistema de iluminação (FULL LED System) que incorpora quatro funções:
• Automatic Bending Lights (ABL): faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º;
• Active High Beam (AHB): os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido;
• Nivelamento automático: o facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo;
• Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático: desenhadas no formato “T” – Martelo de Thor – a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.
Na traseira, a lanterna característica que identifica o modelo traz feixes em LED, com um visual ainda mais marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.
Interior mais amplo
O interior do novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão presentes. Além de desfrutar de um interior requintado, os passageiros contam com mais espaço, graças a maior distância entre os eixos ampliada em 9 centímetros, e a maior largura lateral (+11 cm), quando comparado à geração anterior.
Conectividade
Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central. Essa tela reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.
Na prática, é como estar utilizando um tablet, com as mesma funções e formas de navegação. Assim como acontece na XC90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
Outro detalhe é que o sistema Sensus traz também o Volvo On Call atualizado. Trata-se de um serviço de telemetria e concierge que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Ele permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
Exclusivamente nas versões Inscription e R-Design, o novo XC60 traz um painel de instrumentos totalmente digital personalizável, com 12,3 polegadas. As informações exibidas podem mudar de acordo com o modo de dirigibilidade escolhido pelo usuário. Até mesmo o mapa do GPS pode ser exibido parcialmente no painel.
Tração integral AWD
O utilitário esportivo chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), auxiliada por um controle dinâmico de estabilidade e tração. Normalmente, a tração fica nas rodas dianteiras para melhor dirigibilidade e economia de combustível. Quando necessário, um sistema de acoplamento Haldex, conecta o eixo traseiro, podendo transferir até 50% do torque do motor.
O motorista pode escolher diferentes modos de condução. São cinco no total, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, atuação da suspensão e leveza da direção. São eles: Eco (privilegia economia de combustível); Confort (prioriza suavidade nas reações do veículo); Off-road (transitar em estradas de terra e areia); Dynamic (para uma condução mais esportiva) e Individual (que permite ao motorista customizar vários parâmetros).
Motor e transmissão
O modelo dispõe de transmissão automática de 8 marcha acoplada ao atualizado motor à gasolina T5 da família Drive-E. Ele é um 2.0 litros - 4 cilindros em linha, equipado com turbocompressor e injeção direta de gasolina. Sua potência máxima é de 254 cv de potência máxima, com expressivos 350 Nm de torque plano entre 1.500 e 4.800 rpm. Esse motor está 9 cv mais potente que o anterior T5, e ainda sim recebe letra “A” (na categoria), pelo programa de etiquetagem do INMETRO. Em 2018 deverão chegar versões do XC60 com motorização híbrida T8 e diesel. Mas por hora, apenas o T5 à gasolina estará disponível.
Novas tecnologias
O novo XC60 chega com a promessa de ser um dos carros mais seguros, já fabricados pela indústria automotiva. Ele chega equipado com a nova versão City Safety, que foi atualizado e inclui agora um assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente, e funciona em velocidades entre 50 à 100 km/h. O sistema City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
Há ainda dois novos recursos para a segurança. Mas eles estão presentes apenas nas versões Inscription e R-Design. São eles:
• Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;
• Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
O novo XC60 também disponibiliza como itens de série (em todas as versões) sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
As versões Inscription e R-Design acrescentam alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h. Esse último, igual ao disponível na XC90.
Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free nas versões Inscription e R-Design).
Um novo conceito de palhetas de para-brisa
Um equipamento inédito no segmento é a nova palheta do limpador do para-brisa com jatos integrados que fornecem exatamente a quantidade de líquido no local necessário, para que a limpeza seja mais eficiente. Esse sistema permite que o líquido de lavagem seja distribuído uniformemente ao longo de toda a palheta, em vez de ser pulverizado no para-brisa. A vantagem sobre os equipamentos tradicionais é grande. A uma velocidade de 90 km/h, dois ou três segundos de pulverização no para-brisa significam de 50 a 75 metros de interferência visual. O novo tipo de construção elimina essa condição, proporcionando uma visão da via sem qualquer obstrução, e a totalidade da superfície é limpa pelas palhetas de modo uniforme e consistente, independente da velocidade do carro. O sistema de limpeza do para-brisa do Novo XC60 também evita outras situações indesejadas, como grande quantidade de líquido desperdiçado, ou ainda líquido que pode atingir passageiros com janelas abertas ou mesmo no veículo que se encontra atrás dele.
Preços
O novo XC60 já está à venda na concessionária Andreta Volvo, na cidade de Jundiaí. Os preços de lançamento do modelo no são R$ 239.950 para Momentum, R$ 259.950 Inscription e R$ 269.950 para o R-Design.
Disponibilidade imediata no interior
O novo Volvo XC60 já pode ser encontrado na concessionária Andreta Volvo na cidade de Jundiaí. No mesmo dia do evento de apresentação da nacional da marca, a concessionária também realizou um evento local para mostrar a novidade aos clientes locais, que puderam conhecer a novidade em primeira mão. Mais informações em www.andretavolvo.com.br.
Revista Comprecar
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro